page-7Aconteceu  na manhã desta segunda-feira (27)  na Igreja Batista a I Formação do PNAIC(Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa) -2017/2018 em Governador Newton Bello.

Na oportunidade estiveram presente, a Secretária Municipal de Educação Josélia Prazeres de Sena, vereador Presidente da Câmara Adonias do Puba, Secretário de Municipal de SaúdeEpitácio Carvalho, Secretário Municipal de Agricultura Levi, primeira Dama e Secretária de Assistência  Social Aldenice Pereira,equipe local do PNAIC,  Professores Alfabetizadores, entre outros.  

Na Abertura do evento a Secretária de Educação Josélia Sena  deu início ao evento dando as boas vindas aos Professores Alfabetizadores presentes e Destacou “A formação continuada é muito importante não só para o crescimento profissional como para o desenvolvimento da educação na rede municipal, nós apoiamos de forma direta estas ações.”

24099873_1258352887602591_892689362_n-696x385O  presidente da câmara o vereador Adonias do Puba durante sua fala ressaltou “  Parabenizo todos os participantes da formação, inclusive à Equipe Local do PNAIC pessoas que são multiplicadores de conhecimento e de contribuições para o melhor desempenho dos professores em sala de aula e que consequentemente vem melhorar o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem o que reflete diretamente no IDEB de nosso município”  frisou o vereador.O Secretário de Saúde Epitácio Carvalho  também deixou seus destaques  e fez uma breve retrospectiva de sua trajetória na vida pública enquanto secretário neste município e frisou “ Me sinto muito feliz em ver pessoas compromissadas no exercício de suas funções e que estão dispostos a desenvolver um trabalho digno.” Pontuou Epitácio.

“Hoje me sinto muito feliz por ver uma mobilização educacional em busca de combater o analfabetismo pois em sua época (há 50 anos atrás) as coisas eram tão difíceis que poucos tinham a oportunidade de estudar e que hoje ele ver escolas em todas as comunidades e programas que qualifica os profissionais da educação para melhor atender seus alunos, isso deixa a gente muito contente por toda comunidade local” Finalizou o Secretário Municipal de Agricultura Levi.

A 1º Dama e Sec. de Ass. Social a Srª Aldenice Pereira durante sua palavras destacou “Parabenizo todos os participantes por estarem presente em um evento tão especial que é a formação do PNAIC, em busca de sua capacitação profissional. Ressaltamos  ainda que estar a frente de uma secretaria  é informatizar sua instituição e qualificar toda sua equipe pois uma equipe capacitada é sinônimo de desenvolvimento de trabalho com qualidade o que garante o crescimento de seu município. Parabenizo na oportunidade  a Secretária Josélia pela iniciativa de aderir ao programa visando à formação continuada de sua equipe.” Relatou Aldenice Pereira.

Na Sequência do evento que contou com a participação do Pastor Marcos, aconteceu ainda a entrega dos kits de material do PNAIC aos Professores Alfabetizadores e o Pr. Marcos Morais deu uma palavra de incentivo aos presentes na formação.

IMG_8679-696x385Em Destaque o Professor Antonio José frisou ” O objetivo do PNAIC é garantir  os direitos de alfabetização plena de todas as crianças até o 3º ano do Ciclo de Alfabetização (Meta 5 do PNE, aprovado pela Lei de nº 13.005 de 25 de Junho de 2014.) Assim como uma breve reflexão dos resultados e contextualização da Alfabetização Nacional da Alfabetização- ANA a nível de Brasil, regiões e município, chamando a atenção para os níveis de proficiência nos eixos Leitura, Escrita e Matemática, e  também dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB, destacando as metas projetadas e metas observadas a cada ano na rede municipal.”

“Na oportunida parabenizo  a todos que se fizeram presente e que se dispuseram a participar de mais uma etapa de formação continuada realizada pelo Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC.” Finalizou o Coordenador Local do PNAIC.

A tarde a programação continuou nas salas de aulas com a participação de cada Formador Local com as seguintes temáticas: Integração dos saberes no Ciclo de Alfabetização: diversidade, inclusão e currículo (cad. 10) e Caderno 0:  “Leitura e escrita na Educação Infantil”

IMG_8681-696x385

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*